Acessibilidade

NOSSA CIDADE / HISTÓRIA

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

 

Ourizona formou-se em território de influência da Companhia de Terras Melhoramentos Norte do Paraná, responsável pelo surgimento de inúmeras cidades na região.A inicial povoação surgiu do núcleo formado por pioneiros, que em busca de melhores terras e oportunidades, vieram para a região, como o saudoso Nicolau Nasser que adquiriu a Gleba Condor, com 300 alqueires de terras, onde plantou 150 mil pés de café. 

 

 

Os que chegavam, iam construindo suas moradias, e em pouco tempo o núcleo já estava com jeito de cidade. Nesta época a localidade já era conhecida pela denominação de Ourizona. Ao lado desta povoação mais dois núcleos alcançaram grande desenvolvimento e disputavam a primazia local: Vila Navarro e Vila Condor.Pela Lei nº 4.245 de 25 de Julho de 1960, sancionada pelo Governador Moysés Lupion, foi criado o Município de Ourizona, que nem se quer passou pelo estágio de distrito. A instalação ocorreu no dia 19 de Novembro de 1961, sendo primeiro prefeito eleito o Sr. Antônio Azevedo.Além do Sr. Nicolau Nasser, Ourizona contou em sua colonização com a participação dos senhores Ermenegildo Calvo e Lázaro de Lima, que efetuaram loteamento na área urbana.

 

 

Ourizona é denominação dada por Nicolau Nasser , em homenagem aos extensos cafezais que proliferavam na região. Na época o café se constituía na maior fonte de riqueza do Estado do Paraná e era chamado de “ouro verde”. 

 

 

Ourizona significa- “ Terra do Ouro”.