Quarta-feira, 22 de março de 2017
Última Modificação: 29/08/2017 13:17:14 | Visualizada 706 vezes
Ouvir matéria
Ação contra dengue em Ourizona
O município de Ourizona, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação e o CRAS, mobilizou trabalhadores da rede municipal para realizarem ações visando a conscientização da população sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O objetivo é informar o maior número de pessoas sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zica vírus e chikungunya, bem como divulgar os sintomas e cuidados com a doença, evitando assim, um quadro de epidemia do inseto.
No dia 24 de fevereiro de 2017, as técnicas do CRAS acompanharam o agente de endemias do município em uma palestra realizada na Escola Municipal. Após a palestra,foi distribuído o material disponibilizado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, para que as crianças sejam “multiplicadores” de informação nas suas casas, realizando periodicamente os cuidados necessários para evitar a proliferação dos mosquitos.
Ressalta-se que o tema dengue já foi abordado em outras situações no CRAS e também na Saúde, porém se faz importante sempre ressaltar os cuidados e fortalecer a prevenção.
Saiba como se prevenir
Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão das doenças pelo mosquito se intensifica no verão, tornando a prevenção ainda mais importante nesses meses. Pesquisas indicam que os grandes reservatórios de água limpa e parada, como caixas d´água, galões e tonéis, são criadouros ideais para a proliferação do mosquito, mas os pequenos recipientes também merecem atenção especial da população. Vasos de plantas, calhas entupidas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado - todos são locais propícios à acumulação de água e ao aparecimento das larvas. Em condições ambientais favoráveis como essas, o desenvolvimento do mosquito leva em média cinco dias. Cada fêmea pode dar origem a 1.500 novos mosquitos. Prevenir é dever de todos!